Últimas Notícias
Capa / COLUNISTAS / Colônia Conectada por informação qualificada

Colônia Conectada por informação qualificada

Fase experimental do novo site de notícias e variedades anima internautas leopoldinenses

http://obviousmag.org/percepcoes_culturais_e_quimeras_cotidianas/2015/04/afinal-a-internet-esta-nos-deixando-mais-burros.html

Informação é coisa séria. Acreditando nisso, a equipe do Conexão Colônia – o novo site leopoldinense de notícias e variedades – apresenta seu projeto de comunicação para o público a quem  prioritariamente se destina. Com um visual clean e moderno, desenvolvido em uma plataforma interativa e de fácil navegação, o portal busca atrair leitores cujo espírito dinâmico busca estar conectado ao mundo das notícias sem que isso signifique ter uma relação volátil com a verdade dos fatos.  O Conexão Colônia pretende assim promover o acesso à informação qualificada para um internauta mais exigente, aquele que reconhece no compromisso ético de quem faz notícias um exercício de cidadania e um serviço à sociedade.

Podemos dizer que Colônia já é uma cidade bastante conectada, relativamente ao menos. A despeito da realidade da exclusão digital que marca a esmagadora maioria dos pequenos municípios brasileiros como o nosso, uma parte significativa – embora não mensurada – da população leopoldinense navega na web de forma constante, como se pode verificar na movimentação intensa dos citadinos nas redes sociais, sobretudo no Facebook e no Instagram. Outra constatação empírica diz respeito à diversidade desses usuários tanto no quesito faixa etária quanto no quesito de classe social. Porém, antes de celebrarmos a propalada democratização trazida pela internet também para essas bandas, é necessário observarmos certos perigos que rondam o mundo virtual quando o assunto se refere à vida de uma comunidade como a nossa, onde por serem tão próximas, as pessoas se tornam tão expostas. Às vezes sob o disfarce de um humor duvidoso ou pela insensatez de ofensas gratuitas, boatos são plantados, reputações manchadas, informações distorcidas, não raro por motivação política ou mesmo pessoal. Com memes em vez de  argumentos e agressões substituindo debates, esse empobrecimento cultural coletivo tem nos privado de usar ferramentas como o webjornalismo  no sentido de compartilharmos uma mentalidade crítica e consciente que se volte aos desafios e potencialidades de nossa querida cidade. O Conexão Colônia deseja colaborar com a mudança desse quadro, preenchendo essa lacuna com informação qualificada para gente conectada.

Aos poucos, ainda nesta fase inicial de construção, apresentaremos a proposta do site por meio de suas publicações, colunas, parceiros etc. Esperamos, com a adesão dos conterrâneos, oferecer à sociedade leopoldinense um canal de comunicação de conteúdo e responsabilidade, por termos convicção que a verdadeira democracia se faz com a verdade.

Sobre Direto da Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Por Direto da Redação

Todos (70)