Últimas Notícias
Capa / NOTÍCIAS / CULTURA / Que cidade é essa?

Que cidade é essa?

(foto: Letícia Milena Sobreira)

(Foto: Letícia Milena Sobreira)

Centenária, a terra da princesa e da cana de açucar sente a passagem do tempo e o desejo de se renovar

Localizada no Vale do Rio Jacuípe, a 117 km de distância da capital alagoana – Maceió, Colônia Leopoldina compõe a região da zona da mata de Alagoas. Com cerca de 20.022 habitantes (IBGE, 2010), área de 287, 459 km² e um clima tropical chuvoso com verão seco. Os leopoldinenses comemoram o aniversário de sua terrinha em 16 de julho.

HISTÓRIA

Em 1852 foi instalada naquela região, com festejos e a presença do então presidente da província de Alagoas, José Bento da Cunha Figueiredo, uma Colônia Militar, que tinha por objetivo acabar com o banditismo que se instaurava nas matas daquela região que, até então, pertenciam à comarca de Porto Calvo. O tenente João da Gama Lobo Bentes foi o diretor-fundador da colônia, que também foi dirigida por Olavo Elói Pessoa da Silva e o alferes Augusto Pereira Ramalho.

Oito anos depois, em 5 de janeiro de 1860, a colônia teve a honra de receber a visita do imperador Dom Pedro II e sua comitiva. Esta ocasião, além de consolidar a existência daquela base, deixou como marco, o plantio, no centro da colônia, de três mudas de Castanholas. Uma destas sobrevive até os dias atuais.

Em 1861, a lei 372, fundou o distrito de Leopoldina, que recebeu esse nome em homenagem a Princesa Leopoldina, rememorando ainda a visita do imperador. Seis anos mais tarde, foi desativada a colônia militar, e o distrito de Leopoldina continuou sobre a jurisdição de Porto Calvo.

Passados alguns anos, mais especificamente, em 1901, o distrito de Leopoldina alcançou o título de vila, e logo depois, de município. Assim, sendo desmembrada do município de Porto Calvo, Leopoldina passa a ter sua sede constituída dentro de seus limites territoriais, instalada em 16 de julho de 1904, data em que passou a ser comemorada como emancipação do município. A partir de seu progresso, em 1923, elevou-se a categoria de cidade.

Sobre Letícia Sobreira

Leopoldinense, 19 anos, estudante de jornalismo na Universidade Federal de Alagoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Por Letícia Sobreira

Todos (36)