Últimas Notícias
Capa / NOTÍCIAS / Everton Calado assume como Presidente do Conselho Regional de Psicologia

Everton Calado assume como Presidente do Conselho Regional de Psicologia

  O psicólogo “filho da professora Elda” militou pela saúde mental em Colônia e hoje representa a Psicologia em Alagoas DSCF0152

            Mais um leopoldinense de destaque no cenário alagoano dentro de sua área, o professor universitário e psicólogo Everton Calado é o mais novo Presidente do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15). Nosso conterrâneo foi eleito em plenária no último dia 28 de abril e assumiu as funções de principal dirigente da autarquia que tem por finalidade regulamentar, disciplinar e fiscalizar a atividade profissional dos psicólogos em todo o estado, além de proteger a sociedade e promover o exercício ético da profissão.

            Everton foi eleito junto à atual gestão como conselheiro titular no ano de 2013, quando abdicou do cargo de coordenador do Centro de Atenção Psicossocial CAPS-I Leopoldinense. “Foi uma decisão difícil à época; tenho orgulho de ter feito parte da equipe pioneira que fundou o CAPS, ainda em 2010, no governo Cássio, que tinha Carlos Souza à frente como secretário de Saúde. Em 2013, a prefeita Paula Rocha confiou a mim a coordenação da unidade, um desafio e tanto. Em quinze dias como coordenador colocamos CAPS na rua pela primeira vez, na festa de janeiro, com os usuários vendendo artes e culinárias produzidas por eles mesmos, como expressão de cidadania”. A missão de representar sua categoria profissional, porém, interrompeu o trabalho que Everton vinha conduzindo em nome da própria Psicologia. “Penso muito em voltar em contribuir com esse comunidade, talvez de outra forma, em breve. Ainda hoje os usuários e familiares me param na rua pra conversar”, relatou. Em janeiro deste ano, o agora Presidente do Conselho Regional de Psicologia assumiu a última cadeira na Academia de Cultura de Colônia Leopoldina durante as comemorações de um ano da mesma.

            Incialmente no CRP-15 o leopoldinense assumiu a presidência da Comissão de Orientação e Ética, uma das duas comissões permanentes da entidade e da maior responsabilidade, onde ficou durante dois anos. Passou a fazer parte também da Comissão de Comunicação Social, promoveu a criação da Comissão de Psicologia Escolar, articulou a reorganização da biblioteca do CRP, representou o Conselho em vários momentos dentro e fora do estado e foi um dos principais colaboradores da diretoria e do plenário durante esse período.

Vale lembrar que Everton Calado foi o principal idealizador do portal Conexão Colônia, ao lado da acadêmica de Comunicação Social/Jornalismo e sua aluna, Letícia Sobreira. Hoje, em virtude de suas atividades profissionais, a contribuição do psicólogo para o Conexão se resume à sua coluna semanal que estreou recentemente.

Sobre Letícia Sobreira

Leopoldinense, 19 anos, estudante de jornalismo na Universidade Federal de Alagoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Por Letícia Sobreira

Todos (36)