Últimas Notícias
Capa / CURIOSIDADES / Mário Gomes de Barros, político de destaque e leopoldinense. Você sabia?

Mário Gomes de Barros, político de destaque e leopoldinense. Você sabia?

Você sabia que tivemos um deputado estadual, deputado federal e senador leopoldinense?

Mário Gomes de BarrosMário Gomes de Barros nasceu em 30 de março de 1902, no Engenho Amapá, zona rural de Colônia Leopoldina. Seus pais, Laurentino Gomes de Barros Rego e de Maria Amália Maia Gomes de Barros Rego, tiveram mais 12 filhos, cujos quais foram educados conforme os costumes tradicionais católicos.

Quando moço, Mário gostava muito de esportes, especialmente de futebol. Foi um dos fundadores do Clube de Regatas do Brasil (CRB), e também jogador do time atuando, inclusive, como capitão. Chegou a presidir o clube de 1939 e 1940.

Mário Gomes mudou-se para o Recife a fim de estudar o ensino superior. Fez o curso de Direito, na então Faculdade de Direito do Recife, hoje Universidade Federal de Pernambuco. Quando completou 18 anos, casou-se com Ester Lopes Gomes de Barros, relação que gerou dois filhos: Geraldo Gomes de Barros e Lúcia Gomes de Barros Lins. A família dedicou-se a cuidar de União dos Palmares, cidade a qual ele iniciou sua carreira política, sendo eleito prefeito com mandato de 1933 a 1935. A família nunca se desligou de seu casarão na rua casarão a Rua Basiliano Sarmento, no centro da cidade.

Pela legenda da UDN – União Democrática Nacional, Mário Gomes de Barros foi eleito pela primeira vez deputado estadual, em 1934. Depois, exerceu mais duas vezes um cargo equivalente a esse, durante a Assembleia Nacional Constituinte. Também foi um dos políticos que assinou a constituinte depois da ditadura de 1946.

Nas eleições de 1950, ainda pela UDN, foi eleito suplente de deputado federal, mandato qual assumiu em fevereiro de 1951, permanecendo até o fim da legislatura, em 1955. Depois do AI-5, instituído em 1965, Mário filiou-se ao Arena. Assim, em 1966 foi eleito suplente do senador Rui Palmeira, e assumiu o mandato em janeiro de 1969, quando ocorreu a morte do titular.

Em junho de 1976, de visita na casa de sua filha Lúcia, no Recife, enquanto aguardava a chegada de seu filho Geraldo, Mário foi sofreu um infarto ao qual não resistiu.

Sobre Letícia Sobreira

Leopoldinense, 19 anos, estudante de jornalismo na Universidade Federal de Alagoas.

Um comentário

  1. josé francisco neto neto - zé de melo neto

    Apenas para lembrar que Colônia já teve outros deputados e outros senadores. O irmão do Aristeu de Andrade também fora Senador da República, nascido na cidade.
    Manoel Borges (Balé) fora deputado estadual, também, além de José Maria de Omena, em tempos mais próximos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Por Letícia Sobreira

Todos (36)