Últimas Notícias
Capa / Alagoas / EDITORIAL

EDITORIAL

Uma ideia cujo tempo já chegou

ufscar-oferece-curso-sobre-tecnologia-e-educacao-para-o-seculo-xxi

Quando a internet se popularizou entre nós ninguém ouvia falar na veloz banda larga. Antes, o grande modo de acesso à web era a internet discada, via linha de telefone. O principal problema, além da velocidade baixa, era a instabilidade; no meio da navegação, o sinal caía. Como era frustrante ficar à deriva no mar da informação!

Mesmo em tempos modernos, o Conexão Colônia também parece ter bugado. De maneira não programada, deixamos nossos leitores a ver navios. Com um considerável delay, pedimos desculpas a todos aqueles que acompanhavam nosso trabalho e ficaram sem nosso sinal desde então. A boa notícia é que estamos voltando.

Vale lembrar que o CC surgiu como um projeto voluntário, autônomo e pautado em uma proposta de veicular informação de qualidade e com ética. Cremos ter cumprido essa tarefa, até onde possível. Feito por leopoldinenses e para leopoldinenses, publicamos matérias de 11 de março de 2016 a 05 de fevereiro de 2017. Durante esse tempo contamos com a colaboração de vários parceiros, como colunistas ou articulistas pontuais, entrevistados e divulgadores. A cada um deles, nossa permanente gratidão, bem como a todos aqueles que leram, apreciaram, criticaram, enfim, interagiram com a plataforma: esse público era nossa razão última de escrever e o motivo primeiro para retomarmos esse projeto.

Mas por que paramos? Paramos por quê? A um dado momento, sem fins lucrativos e com dificuldades técnicas para mantermos as postagens, a produção foi comprometida. Se sobravam elogios ao site¸ faltaram condições objetivas. Contudo, o investimento de custos, tempo e trabalho não era vão: informamos fatos marcantes, problematizamos temas regionais, destacamos figuras importantes em nosso meio e, em especial, contribuímos com o debate político da cidade, para além da fórmula fácil do do anonimato ou da tentação do partidarismo. Fomos chamados de eleitoreiros, curiosamente, por lados opostos.

Discada ou banda larga, a conexão que não cai é a que liga as pessoas. Parafraseando o pensador francês Victor Hugo, “nada é mais poderoso do que uma ideia cujo tempo já chegou”. Na era do combate às fakenews e aos discursos de ódio na internet, o momento atual de Colônia e certas formas de uso da internet como fonte de “informação” fez muita gente sentir falta de nosso trabalho. Como a recíproca era mais do que verdadeira, reconectamos! Para informar, debater e opinar – com fatos sem fakes, crítica sem ofensa e cidadania sem demagogia.

Sejam bem-vindos de volta ao Conexão Colônia. Apenas começamos!

Equipe Conexão Colônia

Sobre Direto da Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Por Direto da Redação

Todos (3)